top of page

Conheça os palestrantes

Andreas Matzarakis

Andreas Matzarakis.pNG

Centro de Biometeorologia Humana do Serviço de Meteorologia Alemão de Freiburg

Universidade de Freiburg

Meteorologia na Ludwigs-Maximilians-Universität (LMU) Munique, e Doutor em Bioclimatologia  na Universidade Aristóteles em Tessalonica, Grecia em 1995.
Entre outubro de 2001 e julho de 2015, foi pesquisador associado sênior do Universidade de Freiburg, e posteriormente foi nomeado professor extraordinário em outubro de 2006. Desde agosto de 2015, atua como chefe do Centro de Pesquisa Humana Biometeorologia do Serviço Meteorológico Alemão. Entre 1996 e 2014, presidiu a comissão para o clima, turismo e recreação da Sociedade Internacional de Biometeorologia, e atuou como vice-presidente da Sociedade Internacional de Biometeorologia entre 2006 e 2009. Desde 2016, é o presidente do Conselho Alemão Sociedade para o avanço da pesquisa médico-meteorológica. É membro do comitê de gestão da Global Heat Health information Network (GHHIN) e dos Serviços Integrados de Saúde da Organização Mundial da Saúde e da Organização Mundial Organização meteorológica. É editor-chefe da Seção de Biometeorologia do Jornal Atmosfera. Desde 2022, atua como membro externo do Conselho de Administração da Universidade Demócrito de Trace, na Grécia.
Suas publicações abrangem mais de 300 artigos de revisão e periódicos, muitos livros e capítulos de livros. Os principais interesses de pesquisa se retransmitem para a bioclimatologia humana e urbana
climatologia, climatologia do turismo e investigação do impacto das alterações climáticas. Uma pesquisa adicional foco é o desenvolvimento de modelos e ferramentas para climatologia aplicada e biometeorologia (por exemplo, o modelo RayMan, modelo SkyHelios e CTIS (Sistema de Informação Climática-Turística).

António Lopes

Antonio_lopes.jpg

Professor Associado do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território

Universidade de Lisboa

É pequisador do Laboratório Associado Terra e foi coordenador do grupo de investigação “Alterações Climáticas e Sistemas Ambientais - Zephyrus”. É doutorado em Geografia Física e membro dos Colégios “F3 - Food Farm and Forestry” e Colégio Tropical da Universidade de Lisboa. Pertence à International Society of Biometeorology - ISB e à International Association of Urban Climate - IAUC. É editor temático da revista Atmosphere. Tem como principais interesses de investigação as Alterações Climáticas Urbanas; Conforto Térmico e Saúde; Ambiente e Ecologia Urbana; Modelos Microclimáticos, entre outros. Em 2005 obteve o “Prémio de Reconhecimento Científico”, da Associação de Municípios Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis, com o trabalho “Modificações no clima de Lisboa como consequência do crescimento urbano”.Nos últimos anos esteve envolvido em vários projetos nacionais e internacionais, entre eles: “URBKLIM - Climate and urban sustainability: perception of comfort and climatic risks”; “SECOA - Solutions for Environmental Contrasts In Coastal Areas”; “ADVICE: Annual to decadal variations in climate in Europe”. Atualmente integra a equipa do projecto H2020: “eMOTIONAL Cities - Mapping the cities through the senses of those who make them”. Coordenou ainda vários planos de adaptação às alterações climáticas, entre eles o "Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas da Área Metropolitana de Lisboa”; participou, enquanto especialista em alterações Climáticas, no “Plano Nacional de Desenvolvimento Territorial de Moçambique” e na Avaliação do Risco de Secas no projeto “Os Perigos Naturais de Cabo Verde”, para o PNUD/UN. Até ao presente, orientou 48 teses de doutoramento, mestrado e estágios de alunos internacionais. Tem mais de setenta artigos científicos e capítulos de livros com revisão por pares e mais de duas centenas de comunicações em encontros científicos nacionais e internacionais e outras publicações.

Eleonora Assis

Eleonora Sad de Assis.jpg

Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Federal de Minas Gerais

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 1996, Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo em 2006 e Doutora em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos em 2014. É Professora do Departamento de Engenharia Civil e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Pesquisa NUPA Núcleo de Pesquisas Acústicas e Térmicas nas Edificações e Redes Viárias e membro do Grupo GESTAU - Gestão do Ambiente Urbanizado, ambos da UFSCar. Recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2015 da área de Engenharias I. Foi sócia diretora da Empresa Masiero & Wakamatu Arquitetura SS LTDA especializada em desenvolvimento e gestão de projetos de edificações, consultorias na área ambiental e treinamento de recursos humanos. Tem experiência na área de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia Urbana, Conforto Ambiental, Sustentabilidade em Empreendimentos Habitacionais, Eficiência Energética de Edificações, Acústica Urbana e Projeto de Arquitetura

Hugo Romero

Hugo Romero Aravena.png

Professor do Departamento de Geografia da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Chile

Hugo Romero é professor de graduação e pós-graduação do Departamento de Geografia da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Chile em Santiago do Chile. É graduado como Professor Estadual em História e Geografia pela Universidade do Chile, Mestre em Science in Land Resources Management, pela Cranfield University, Reino Unido, Inglaterra), e possui um Diploma em Sistemas de Informação Geográfica aplicados ao Ambiente (pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, Suíça) e um doutoramento em Geografia e Planeamento Territorial, pela Universidade de Saragoça, Espanha.

Denise Duarte

Denise-HD.jpg

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade de São Paulo 

Professora desde 1999, e é, atualmente, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 CNPq desde 2010, Professora Visitante e orientadora do Erasmus Joint Master´s Degree on Urban Climate and Sustainability - MUrCS (Erasmus+/EU). Nos últimos anos coordenou projetos interdisciplinares financiados pela FAPESP, CNPq e USP sobre adaptação de cidades e edifícios à mudança do clima, interagindo com políticas públicas. Atualmente coordena projetos financiados pela Fapesp e pela Capes. Integra os projetos Centro para Segurança Hídrica e Alimentar em Zonas Críticas (FAPESP/CCD), Biota Sintese (FAPESP/NPOP) e CONEXUS: CO-producing Nature-based solutions and restored Ecosystems: transdisciplinary neXus for Urban Sustainability (EU/H2020). Tem trabalhos referenciados em políticas públicas municipais em São Paulo e em São José dos Campos, bem como no relatório do IPCC AR6 em 2022. É membro do PLEA, da IAUC e da Coalizão Ciência e Sociedade.

Richard De Dear

Richard De Dear_edited.jpg

Director, Indoor Environmental Quality LabFaculty of Architecture, Design and Planning

The University of Sydney

Pesquisador ativo em conforto térmico e ambiente interno desde 1981, quando iniciou seu doutorado sob a supervisão dos pioneiros do conforto adaptativo, Drs. Auliciems e Szokolay, da Universidade de Queensland. Em 1985 iniciou uma bolsa de pós-doutorado sob a supervisão do “pai da ciência do conforto térmico”, P.O. Fanger, da Universidade Técnica de Dinamarca. Em 1987, de Dear assumiu seu primeiro cargo de professor na Universidade Nacional de Cingapura. Ele voltou para Austrália como professor sênior na Universidade Macquarie em Sydney em 1991 e em 2009 foi transferido para a Escola de Arquitetura e Design e Panning na Universidade de Sydney, onde estabeleceu o Laboratório de Qualidade Ambiental Interna (IEQ), que continua para liderar hoje como Professor Emérito. Autor de mais de 220 artigos revisados por pares, de Dear é atualmente o pesquisador mais citado em conforto térmico e IEQ (Scopus). Atualmente é editor de Energia e Edifícios da Elsevier, Ciência e Tecnologia da ASHRAE para o Ambiente Construído e Relatórios Científicos da Natureza. Em 2020, ele foi homenageado com a medalha “Ordem da Austrália” por seus serviços prestados educação arquitetônica e o ambiente construído.

Eduardo Krüger

KRUGER.jpeg

Professor e Pesquisador Engenharia Civil

Universidade Tecnológica do Paraná

Bolsista em Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq, possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Petrópolis (1989), mestrado em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutorado em Arquitetura pela Leibniz Universität Hannover, Alemanha (1998), pós-doutorado na Ben-Gurion University of the Negev, Israel (2006), estágio sênior (CAPES) junto à Glasgow Caledonian University, Reino Unido (2011), estágio sênior/pós-doutorado junto ao Karlsruher Institut für Technologie (KIT), Alemanha (2015, 2020). Atualmente é Professor Titular, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana, ambos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), consultor ad hoc e membro do comitê de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina, da Israel Science Foundation, do CNPq e da CAPES. É membro da associação científica ANTAC (Associação de Tecnologia do Ambiente Construído), membro da IAUC (International Association for Urban Climate) e da ISB (International Society of Biometeorology). Atua regularmente como revisor (reviewer) para os seguintes periódicos: Ambiente Construído, Applied Energy, Construction & Building Materials, Building & Environment, Cities, Energy & Buildings, International Journal of Biometeorology (neste, atua como membro do corpo editorial), International Journal of Climatology, Landscape & Urban Planning, Science of the Total Environment, dentre outros. Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Conforto Ambiental e Climatologia Urbana.

Fabio Gonçalves

Fabio Gonçalves.jpg

Possui mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1990) doutorado e Livre-docencia (2006) em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor MS_5 nivel 3, da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem numérica, análise de componentes principais, epidemiologia, poluição atmosférica e biometeorologia.

Roberto Lamberts

Roberto Lamberts_edited.jpg

Supervisor do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações

Universidade de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e doutorado em Civil Enginering - University of Leeds (1988). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na área de Engenharia Civil, com ênfase em Eficiência Energética, desempenho térmico de edificações, bioclimatologia e conforto térmico. É supervisor do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações na UFSC. É editor associado dos periódicos Energy and Buildings, Science and Technology for the Built Environment. É membro do comitê editorial dos periódicos Journal of Building Performance Simulation e Ambiente Construído. É membros das associações científicas ANTAC, Associação de Tecnologia do Ambiente Construído (onde foi da diretoria por vários mandatos), membro do Conselho Brasileiro para a Construção Sustentável (CBCS) e IBPSA, associação internacional para a simulação do desempenho de edificações. É ainda membro do GT de edificações do MME apoiando o desenvolvimento da etiquetagem de eficiência energética em edificações.

Marcos Holtz

Marcos Holtz 02.jpg

Sócio Diretor Harmonia

Arquiteto formado pela Fundação Armando Alvares Penteado e mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo na área de tecnologia, onde estudou maneiras de mapear paisagens sonoras com a inclusão do contexto (Soundscape), incluindo propostas de intervenções para requalificação de paisagens sonoras degradadas. Foi coordenador do Comitê de Acústica Ambiental da ProAcústica de 2015 a 2018, onde participou das conferências municipais realizadas pela Associação ProAcústica e pelo vereador Andrea Matarazzo, que resultaram na lei do mapa de ruído de São Paulo e de diversas ações urbanas para conscientização dos problemas decorrentes do ruído. Tem participado ativamente da elaboração das normas de acústica em discussão na ABNT e na ISO referentes à acústica de edifícios e ambiental.
É Vice-presidente de atividades técnicas da ProAcústic

Juan  Pierrard

WhatsApp Image 2023-10-13 at 09.58.11.jpeg

Socio Diretor Bracústica

Engenheiro de acústica formado na Universidade Politécnica de Madri, trabalhou na Associação Espanhola para a Qualidade Acústica – AECOR e para a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica, antes de montar em São Paulo, sua própria empresa de engenharia acústica, a Bracústica.
Tanto em Espanha como em Brasil participou de diversos congressos nacionais e internacionais de acústica (Internoise, Tecniacústica, Sobrac, Temac, etc.) tanto como palestrante como a nível organizacional.
Na Espanha foi secretário do Comité Técnico de Normalização de Acústica e membro do Comité Técnico de Construção Sustentável da Associação Espanhola de Normalização – AENOR, havendo participado em projetos europeus como o COST TU901 sobre Harmonização de Parâmetros Acústicos na Edificação.
No Brasil é coordenador do Grupo de Trabalho de Acústica Ambiental da Associação ProAcústica é membro da Sociedade Brasileira de Acústica – Sobrac, assim como do Comité de Construção Civil e a Comissão Especial de Acústica da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Ranny Michalski

Ranny.png

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade de São Paulo 

Professora Doutora do Departamento de Tecnologia (AUT) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP) (2016), pesquisadora e vice-coordenadora do LABAUT (Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética). Presidente do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura, do Urbanismo e do Design da USP (NUTAU USP). Docente do Núcleo de Pesquisa USP CIDADES. Vice coordenadora da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC). Profissional certificada pela SOBRAC na modalidade F Ciências Exatas. Participa da elaboração de normas técnicas brasileiras, através do Comitê Brasileiro de Construção Civil da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-02), da Comissão de Estudo de Desempenho Acústico de Edificações da ABNT (ABNT/CE-02:135.01) e do Comitê Brasileiro de Acústica da ABNT (ABNT/CB-196), coordenadora da Comissão de Estudo de Terminologia em Acústica do Comitê Brasileiro de Acústica da ABNT (ABNT/CB-196). Editora da Revista Acústica & Vibrações e revisara de diversos periódicos na área de atuação. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), graduação em Inglês pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (2005), mestrado em Engenharia Mecânica pela COPPE-UFRJ (2005) e doutorado em Engenharia Mecânica pela COPPE-UFRJ (2011). Foi pesquisadora-colaboradora do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), no Laboratório de Ensaios Acústicos (LAENA) da Divisão de Acústica e Vibrações (DIAVI), na Diretoria de Metrologia Científica e Industrial (DIMCI) (2006-2015). Foi Professora do Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade do Inmetro e Professora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Arquitetura e Urbanismo, nos cursos de Pós-Graduação Especialização em Arquitetura Ambiental e Pós-Graduação Especialização em Conforto e Edificações Sustentáveis, da Universidade Gama Filho. Tem experiência em Acústica, atuando principalmente nos temas: paisagem sonora, acústica urbana, acústica de edifícios, acústica de salas, impacto ambiental e desempenho.

Milton Granado

WhatsApp Image 2023-10-10 at 19.22_edite

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1976), especialização em Conforto Ambiental, pela Universidade Federal da Paraíba (1978); mestrado em Arquitetura, pela Escola de Engenharia de São Carlos (1982); e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor adjunto I, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, enquanto consultor na área de Conforto Ambiental e Sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: acústica arquitetônica, conforto lumínico, conforto térmico, planejamento urbano e sustentabilidade.

Angelica Walsh

Awalsh2023.jpg

Doutora Arquiteta e Urbanista 

Doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidade (2017) e Mestre em Conforto Ambiental na Arquitetura e Urbanismo - Ecole Nationale Supérieure d'Architecture et de Paysage de Bordeaux (França, 2008). Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Nacional de Engenharia da (Nicarágua, 2005). Foi Pesquisadora de pós-doutorado na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pesquisadora visitante no Building Performance (BP) research group, Building Physics and Services (BPS), Eindhoven University of Technology (TU/e)(Holanda, 2018-2019), onde trabalhou sob a supervisão do Professor J. L. M. Hensen. Foi também pesquisadora visitante no ESRU (Energy System Research Unit) do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Faculdade de Engenharia da University of Strathclyde (Glasgow, Escócia, 2018). Seu trabalho de pesquisa em Glasgow e Eindhoven foi focado na automação de um método de validação de zoneamento baseado no desempenho, fazendo uso de simulação computacional, Sistemas de Informação Geográfica e Machine Learning. Sua pesquisa atual tem como foco o desenvolvimento de novos métodos para o zoneamento bioclimático como ferramenta para o desenvolvimento de políticas de eficiência energética.  

Lucila Labaki

Lucila.jpeg

Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

Universidade Estadual de Campinas

Lucila Chebel Labaki atua no PPG Arquitetura, Tecnologia E Cidade da UNICAMP. É professora colaboradora junto ao departamento de arquitetura e construção da mesma universidade. Pesquisadora na área de conforto e eficiência energética no ambiente construído, clima urbano e microclimas em espaços abertos. Foi professora visitante junto ao PPGAU da Universidade Federal da Paraíba, de 2018 a 2020. Graduada em física pela universidade de sofia, bulgária. Concluiu o doutorado em ciências pelo Instituto De Física Gleb Wataghin da UNICAMP em 1990. Professora titular junto ao Departamento De Arquitetura e Construção da Faculdade De Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. Coordena ou coordenou vários projetos de pesquisa, financiados pela FAPESP, CNPQ, CAPES, FINEP, CPFL. Foi presidente da ANTAC - associação nacional de tecnologia do ambiente construído, gestão 2010-2012.

Roberta Konkra Mülfarth

Roberta-Kronka-Muelfarth-2.jpg

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade de São Paulo

Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAUUSP, foi chefe do Departamento de Tecnologia, no período de 2019 a 2023. Presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação desde 2022. É colaboradora especial junto à AUCANI na coordenação da Rede Universitária UGPN - University Global Partnership Network. É vice coordenadora científica do Núcleo de Apoio da Pesquisa (NAP) USP CIDADES. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP, mestrado em Energia no Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia da USP e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAUUSP. É coordenadora do convênio internacional FAUUSP/University of Nottinghan. É integrante do Comitê Municipal de Mudança do Clima e Ecoeconomia do Município de São Paulo, como representante do CAU. Tem experiência na área de Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo, na subárea de Conforto Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade e ergonomia. Coordena o projeto de pesquisa, no âmbito da FAUUSP, "Arraigos e Arreglos: cuidados, vivienda, gênero y vulnerabilidad en las ciudades Iberoamericanas: Sao Paulo, Buenos Aires, Mexico, Madrid y Barcelona", no âmbito da UIU, União Iberoamericana de Universidades, desde 2021. É professora associada ao Projeto Temático FAPESP Ambiente Construído, Atividade Física e Estado Nutricional em Adultos: Um Estudo Longitudinal (2019/2022), com a coordenação Alex Florindo (EACH). É co-autora do livro "Towards Green Campus Operations, Energy, Climate and Sustainable Development Initiatives at Universities" (Springer International Publishing, 2018). É autora do livro "Repensando Ergonomia: do edifício ao espaço urbano" (prelo) - Editora LTC. 

Roberta Vieira Souza

11048701_10153718778564692_7413033697686157199_n.jpg

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal da Minas Gerais

Formada em Arquitetura pela UFMG em 1990, fez mestrado (1997) e doutorado (2004) em Engenharia Civil junto à UFSC, com doutorado sanduíche junto à Universidade Politécnica de Madri. Professora Associada da Escola de Arquitetura da UFMG desde 1997 atua no curso de Arquitetura e Urbanismo Diurno e Noturno e no Programa de Pós Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, tendo sido có-orientadora nos programas de Engenharia de Estruturas e de Engenharia Mecânica da UFMG. Coordenadora do Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética da EAUFMG. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico do CNPq de 2017 a 2019 e de 2023 a 2026. Coordenadora de projetos de pesquisa com financiamento do CNPq, da FAPEMIG e da ELETROBRAS. Membro de projetos de pesquisa financiados pela CEMIG, FAPEMIG e ELETROBRAS. Coordenadora da revisão da NBR 15.215 - "Iluminação Natural" partes 1 a 4 junto ao CB002 da ABNT. Coordenou ou participou de projetos de pesquisa em parceria com a UFSC, UnB, UFAL, USP, UFPR. Perita na área de Iluminação Pública tendo feito mais de 10 perícias na área para o TJMG. Publicou mais de 30 artigos em períodicos e de 140 artigos em congressos. Revisora de revistas internacionais e nacionais (Energy and Buildings, Sustainable Cities and Society, Science and Technology for the Built Environment, Ambiente Construído, PARC, GTP, RTS, CADPUC entre outras) e parecerista ad hoc de agências de fomento (CAPES, CNPq, FAPESP, FACEPE, UFF entre outras). Membro das associações científicas ANTAC, Associação de Tecnologia do Ambiente Construído (onde foi vice-presidente, diretora administrativa coordenadora e sub-coordenadora do GT de Conforto) e da CIE-Br, Comissão Internacional de Iluminação - ramo Brasil. Atua nas áreas de iluminação natural, eficiência energética em edificações, desempenho térmico, conforto térmico, benchmarking de edificações e mudanças climáticas. Consultora em sustentabilidade, eficiência energética em edificações atuando nas áreas de Etiqueta PBE Edifica, NBR15.575 e LEED. Atuou no comitê organizador dos eventos PLEA 2001 e ENCAC 2007, tendo sido da presidente ou membro da Comissão Científica de vários eventos ENTAC e ENCAC. Coordena o GRA - Grupo de Rotulagem Ambiental do LABCON-UFMG, reponsável pela emissão de diversas Etiquetas Nacionais de Conservação de Energia, dentro do PBE Edifica, tendo sido das primeiras fomentadoras do processo no país e responsável pela consultoria a obtenção de 8 Selos Procel Edifica. Possui licenciatura curta em Letras pela UFMG. Administrativamente foi Chefe e Sub-chefe do Departamento TAU, Coordenadora e Sub-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Patrimônio Sustentável e Ambiente Construído, coordenadora do Colegiado de Curso em Arquitetura, representante da Escola de Arquitetura no CREA e representante junto à Câmara de Graduação da UFMG. Hoje é membro do Centro de Estensão da Escola de Arquitetura.

Erika Ciconelli de Figueiredo 

IMG_4837_edited.jpg

Faculdade de  Arquitetura e Urbanismo

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), estudou Daylight and Lighting Design pelo Royal Institute of Technology, KTH, Estocolmo (2005), especialista em iluminação natural e artificial pela FUPAM-USP (2007), com mestrado em Iluminação Natural em Edifícios de Escritórios do Brasil e da Alemanha pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com bolsa FAPESP (2011), e doutorado na mesma área e pela mesma instituição (2016). Tem experiência na área de Arquitetura, com ênfase em Tecnologia de Arquitetura e Conforto Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, iluminação artificial e natural. Membro do Grupo de Pesquisa Arquitetura e Construção e vice-líder do Grupo de Pesquisa Conforto Ambiental, Eficiência Energética e Sustentabilidade no Edifício e na Cidade. Leciona na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 2012. Fundadora do escritório de iluminação, Contëmpora Lighting, desde 2011.

Paulo Saldiva

Saldiva-72.jpg

Professor da Faculdade de Ciencias Médicas

Universidade de São Paulo

Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Há mais de 25 anos pesquisa os efeitos da poluição do ar ambiente na saúde, incluindo estudos experimentais, epidemiológicos e clínicos. Pioneiro em Autópsia Minimamente Invasiva na Pandemia do COVID-19 (SARS-CoV-2). Membro Titular da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Ciências. Foi diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), membro do comitê científico da Organização Meteorológica para temas de Clima e Saúde, presidente do Comitê de Pesquisa da FMUSP, membro do Conselho Científico Comitê da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, EUA, membro do Comitê de Qualidade do Ar da OMS, membro do painel do International Agency for Research on Cancer (IARC) que avaliou a carcinogenicidade da poluição do ar ambiente. É coordenador do Instituto Nacional de Análise Integrada de Risco Ambiental do CNPq e do Núcleo de Pesquisa em Autópsia e Imagenologia (NUPAI-FMUSP). Agraciado com a Medalha Achieta (Câmara Municipal de SP), Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico e com a Medalha Armando Salles de Oliveira. Ciclista e Gaitista. 

Érico Masiero

Erico.jpg

Faculdade de Engenharia Civil

Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 1996, Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo em 2006 e Doutor em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos em 2014. É Professor do Departamento de Engenharia Civil e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Pesquisa NUPA Núcleo de Pesquisas Acústicas e Térmicas nas Edificações e Redes Viárias e membro do Grupo GESTAU - Gestão do Ambiente Urbanizado, ambos da UFSCar. Recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2015 da área de Engenharias I. Foi sócio diretor da Empresa Masiero & Wakamatu Arquitetura SS LTDA especializada em desenvolvimento e gestão de projetos de edificações, consultorias na área ambiental e treinamento de recursos humanos. Tem experiência na área de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia Urbana, Conforto Ambiental, Sustentabilidade em Empreendimentos Habitacionais, Eficiência Energética de Edificações, Acústica Urbana e Projeto de Arquitetura.

Loyde Vieira de Abreu-Harbich

Loyde.jpg

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004), Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho pela EECA-UFG (2005), Especialização em Gestão Empresarial na PUC-Campinas (2006), mestrado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP (2008), doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidades pela FEC-UNICAMP (2012), tendo realizado um período de doutorado sanduíche no Instituto de Meteorologia da Universidade Freiburg (Meteorologisches Institüt, Universität Freiburg, Alemanha (2011). Pós-Doutoramento: Meteorologisches Institüt, Universität Freiburg, Alemanha (2013), FEC-ATC-UNICAMP (2014-2015), na EECA-GECON-UFG (2016-2017). Atualmente, é professora na FAU-MACKENZIE, ministrando disciplinas na área de conforto ambienta (térmico, acústico e lumínico) e  Atividade 4 (experimentações) desenvolvendo pesquisas na área de sustentabilidade, conforto ambiental e eficiencia energética. Coordenadora do grupo de pesquisa "Conforto Ambiental, Eficiencia Energérica e Sustentabilidade no Edifício e na Cidade". Desenvolve pesquisas sobre Ilhas de calor e clima  e calor urbano em situações de vulnerabilidade (CIAM-Clima), Conforto Térmico, Luminoso e Acústico no edifício e na cidade, Eficiencia energética no ambiente construído, influencia de áreas verdes no conforto térmico, saúde de qualidade de vida.

Kelen Dorneles

Kelen.jpg

Instituto de Arquitetura e Urbanismo

Universidade de São Paulo

Professora Doutora no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - IAU/USP e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU/USP. É líder do grupo de pesquisa TROPICUS - Grupo de pesquisa em Conforto, Energia e Ambiente Construído e atualmente está como Coordenadora do GT de Conforto Ambiental e Eficiência Energética da ANTAC (gestão 2021-2023) e do GT de Absortância Solar junto à Comissão de Estudo em Eficiência Energética e Desempenho Térmico nas Edificações da ABNT desde 2022. Professora Visitante na Universidade de Perugia, na Itália, e pesquisadora visitante em diversas instituições de ensino e pesquisa em países da Europa e em Berkeley-EUA. Atua frequentemente como assessora da FAPESP, CAPES e CNPq e como revisora de periódicos nacionais e internacionais. Possui dois Pós-doutorados pela USP, Doutorado em Engenharia Civil pela UNICAMP, Mestrado em Construção Civil pela UFSCar e graduação em Engenharia Civil pela UFSM. Possui experiência acadêmica e profissional na área de Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia com ênfase em Propriedades Ópticas e Térmicas de Materiais, Desempenho Térmico de Edifícios, Conforto Térmico e Sustentabilidade no Ambiente Construído.

bottom of page